sexta-feira, 16 de outubro de 2020

15 expressões sobre dinheiro que só um brasileiro vai reconhecer


Foto: rawpixel_com/Freepik

O glossário financeiro definitivo para quem está acostumado a dar seus pulos para não passar aperto e deixar as contas redondinhas

Fazer um bico, dar o passo maior que a perna... A criatividade do brasileiro é tão apurada para nomes quanto para arranjar estratégias para se virar frente às adversidades.

E o dinheiro (ou, com mais frequência, a falta dele) é uma adversidade com a qual a maior parte da população está bem acostumada: cerca de 7 em cada 10 famílias brasileiras estão atualmente endividadas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O tal do jeitinho brasileiro, tradicionalmente criticado como uma forma de burlar regras, é uma manifestação dessa criatividade. Um artigo publicado na revista da Fundação Getúlio Vargas descreve jeitinho como “a maneira pela qual se pode resolver as dificuldades, sem contrariar as normas e leis.”

O jeitinho, assim como dezenas de outras expressões populares, traduzem as múltiplas soluções improvisadas que os brasileiros bolam para dar conta de suas finanças. Veja algumas delas (e deixe a sua nos comentários!).

1. A corda está puxando - Usada para descrever uma situação de tensão e pressão que chega próxima ao seu limite. Quase sem possibilidades. Possibilidades de sobrevivência limitadas.

2. Amealhar - Vindo da antiga moeda portuguesa mealha, o verbo é sobre guardar quantidade mínima de qualquer coisa. Agrupar as mealhas, juntar trocos e dinheiros providos de descontos. Exemplo - “Com tudo que fui amealhando nesse período, eu adiantei algumas contas que estavam pendentes.”

3. Aperreio - Dificuldade, sufoco, aperto. Termo mais comum no Nordeste e no Norte do Brasil, é ligado a situações limites e irritantes. Exemplo - “E aí fica um almoço divertido, marcante, a gente garante um dia a mais sem aperreio.” 

4. Arcar - Assumir responsabilidades, assumir contas não desejadas ou planejadas. Consequência não esperada, assumir contas de outrem. Exemplo - “Tudo que eu arcava antes, hoje quem arca é a minha mãe!”

5. Até onde a perna alcança - Sinônimo popular de “até o limite”, “dentro de minhas possibilidades”. É o oposto de “Dar o passo maior que a perna.” Exemplo - “… saber até onde sua perninha alcança, até onde você pode chegar. Isso para mim é uma coisa básica do controle financeiro.”

6. Atolar em dívida - Estar com tantas dívidas que não consegue se mexer, enterrado em valores, impossibilidade de outras ações, sobrecarga. Expressão amplamente usada quando não há outra opção, quando não se vê outra saída. Exemplo - “Eu vivia atolado em dívida e o que recebia não era suficiente para suprir as dívidas e manter a casa.”

7. Bico / Fazer um bico - Atividade de trabalho extra e informal que as pessoas fazem, para além de sua fonte oficial e principal de remuneração, com o objetivo de aumentar a renda. 

8. Bola de neve - Aquilo que aumenta progressivamente. Expressão usada para dívidas que aumentam muito por causa de juros crescentes, muitas vezes ocasionando em situações incontroláveis e muito difíceis de reverter. Exemplo - “Trabalho muito informalmente, às vezes posso não ter dinheiro para pagar lá na frente. Isso vira uma bola de neve.”

9. Boleto - Documentação financeira que se refere a pagamentos. Nas falas cotidianas, está diretamente relacionado a ter vida adulta: ao ter boletos, a pessoa já teria contas a pagar, logo, responsabilidades. O termo “boletos” é muito usado em gírias, memes e piadas sobre crescer. Exemplo - “Eu passo a ter todas essas coisas no meu nome, chegava no Correio um boleto no meu nome, eu dizia: ‘caramba, sou adulta’.”

10. Contadinho - Resultado de um cálculo feito com cuidado. Valor igual ao limite esperado, obtido com esforço, e sem a possibilidade de extrapolar o montante final. Exemplo - “Era tudo contadinho. Mas, graças a Deus, comida nunca faltou.”

11. Correr atrás do dinheiro - Luta pela sobrevivência, diz-se que é o esporte marcial de todo o brasileiro. Refere-se a esforço constante, tanto em emprego formal quanto informal. Traz uma perspectiva individual de dar certo, vencer na vida. Exemplo - “Ter um mínimo de dignidade sabe? Não estar sempre apertada, sempre correndo atrás do dinheiro.”

12. Contar com dinheiro - Significa ter estabilidade, certeza de ter o dinheiro no final de determinado período. Exemplo - “Estabilidade né? Você poder contar com aquele dinheiro.“

13. Contas redondinhas - Usadas por pessoas que não devem nada, têm orçamento doméstico bem equilibrado. Contas que fecham, sem dever em pagamento, contas exatas. Exemplo - “Fiquei com as contas todas redondinhas.”

14. Dar a volta por cima - Quando um indivíduo se encontra em uma situação em que não gostaria de estar e faz tudo que for possível para superá-la, para sair dessa situação vitorioso e bem-sucedido. Exemplo - “No passado, não tinha planejamento, vivíamos afundados em dívidas e precisávamos de dinheiro para comer, ajuda de amigos e familiares. Mas com o nosso negócio, demos a volta por cima.”

15. Dar o passo maior que a perna - Querer fazer aquilo que está acima das suas possibilidades ou fora do seu alcance.Exemplo - “Família me ajudou, mas tenho muita dificuldade em pedir ajuda, por isso fico tentando às vezes não dar o passo maior que a perna.”

Por: Camila Lafratta | Fonte: Blog Nubank