terça-feira, 20 de outubro de 2020

Porto Alegre em Cena começa nesta quarta-feira


Marcha à Ré abre programação do festival | Foto: Matheus José Maria

A 27ª edição do Porto Alegre Em Cena começa nesta quarta-feira, 21, misturando uma experiência de teatro presencial e digital. Ao todo, serão dez dias de programação de um dos mais tradicionais eventos das artes cênicas do país.

Um dos destaques do primeiro dia será Marcha à Ré, do grupo paulista Teatro da Vertigem. A produção estava programada para ocorrer na Alemanha e foi adaptada à realidade da pandemia no Brasil. Idealizado em parceria com Nuno Ramos, comissionado pela 11ª Bienal de Berlim, e filmado por Eryk Rocha, Marcha à Ré ocupou a avenida Paulista em 4 de agosto, com um  cortejo apresentado em caminho inverso. O vídeo que será apresentado e debatido via Zoom terá a participação de Nuno Ramos, diretores do Teatro da Vertigem e Eryk Rocha, além dos parceiros de Berlim, Porto Alegre em Cena e Goethe-Institut.

Uma centena de motoristas-participantes conduzem seus automóveis em um trajeto real e em marcha ré, que “parte” da avenida Paulista e “termina” no Cemitério da Consolação. O cortejo é conduzido pelo som de respiradores, em uma sonoplastia que simboliza os milhares de mortos pela Covid-19 no Brasil. 

Também no dia 21, a vídeo-instalação escocesa Body A apresenta uma nova ideia de tecnologia e nos limites da relação entre humano e não humano, entre corpo e bites, dados e informações. 

Programação completa do dia 21

  • Ponto de Encontro - Bruna Paulin + Podcast Crônicas do Amanhã (A Protagonista) - 11h, gratuito
  • Conversas em Cena - Felipe Hirsch, Daniela Thomas e Felipe Tassara - 16h, gratuito
  • Performance anti-aglomeração - Ritual de sobrevivência urbana - 17h, gratuito
  • Conversa em Cena - Carcaça - 18h, gratuito
  • Apresentação 15º Prêmio Braskem em Cena - Carcaça - 19h, gratuito (ingressos limitados)
  • Em Quadros - Banho de Folhas - 20h, gratuito
  • Apresentação internacional Body A - 20h30, gratuito
  • Apresentação nacional - Marcha à Ré + bate-papo Teatro da Vertigem, Fernando Zugno e Bienal - 21h (R$ 10 inteira/ R$ 5 meia-entrada - ingressos limitados)

Confira a programação completa em Porto Alegre Em Cena

Programação do 27º Porto Alegre Em Cena 

- Apresentações de grupos da Escócia, Dinamarca, Portugal, Nordeste brasileiro, Distrito Federal, São Paulo, além de performances de grupos de Porto Alegre que disputam o Prêmio Braskem;

- Ações e performances presenciais, nas ruas de Porto Alegre, que estarão disponíveis no Canal Em Cena no site do festival.

- Ao lado de Body A, outras duas atrações internacionais estão previstas: As I Collapse (dias 29 e 30 de outubro – 18h, 18h45, 20h e 20h45 – ingressos limitados), original da Dinamarca. Das primeiras adaptações para o universo virtual durante a pandemia, o grupo Recoil de Copenhagen estreou essa versão no festival CPH Stage em junho e mostra pela primeira vez no Brasil uma performance em duas partes, a primeira pelo Zoom e a segunda na presença de uma voz e de um objeto que será entregue na casa das pessoas que garantirem seus ingressos. Corpo Futuro (dia 26 de outubro, às 21h – online e gratuito pelo canal do YouTube e site) tem texto e direção de Ricardo Cabaça e no elenco Evelyn Ligocki e Haroldo Costa Ferrari;

- Serão utilizadas plataformas de comunicação digital em apresentações individuais, locais, internacionais, nacionais, em lives, ligações telefônicas, WhatsApp, Zoom, e-mail, Instagram, YouTube, Spotify e Deezer;  

- A acessibilidade é uma das prioridades do festival. Serão espetáculos e cenários sonoros – com os sons do sertão e a galeria virtual do Teatro Máquina, entre outros. Além de tradução para Libras de todas as peças e debates, os podcasts irão além da produção de conteúdos como entrevistas e bate-papos;

- No contexto educativo, um dos destaques é a masterclass com a dramaturga Janaína Leite, pesquisadora de artes cênicas. Autora da obra Autoescrituras - Performativas: do diário à cena (Editora Perspectiva), Janaína tem entre os trabalhos mais recentes Stabat Mater, que recebeu o Prêmio Shell de Dramaturgia em 2019.

O 27º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo  Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura. Conta com patrocínio de Itaú, PMI Foods, Braskem e Panvel Farmácias. Tem apoio de Sinergy, RBS TV, TVE e FM Cultura. Primeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.