quinta-feira, 11 de março de 2021

Tatiéli Convida recebe Roger Lerina nessa quinta, 11/03/2021

O bate-papo da semana no Tatiéli Convida é com o jornalista cultural Roger Lerina, nesta quinta-feira, 11/03, às 20 horas

O Tatiéli Convida iniciou sua segunda temporada na semana passada entrevistando Shirlei Paravisi, apresentadora do J.A. de Caxias do Sul, e nessa semana, recebe o jornalista cultural Roger Lerina.

Figura ilustre no jornalismo cultural, Roger Lerina é daquelas pessoas que tem muito a contar e faz isso com maestria, nos conta diariamente os detalhes das produções culturais que acontecem aqui no Sul e no mundo, e traz as notícias mundiais referentes ao setor. Amante das artes e profícuo propagador apoia todos os estilos e manifestações artísticas e faz delas as suas muito bem indicadas e acolhidas dicas da semana.

Lerina tem um extenso currículo como crítico de cinema; como integrante de comissões de avaliação para projetos nos diversos setores das artes; multifacetado é escritor e autor de livros que são pura inspiração. Atuou como apresentador de TV, repórter cultural e colunista de importantes periódicos. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. Saiba mais no currículo em anexo ou nas redes sociais do Roger.

Nesse bate-papo, Tatiéli Bueno, vai trazer para a pauta questões referentes ao jornalismo cultural, ao exercício da crítica; a força da imprensa para formar ou "deformar" a opinião sobre um artista (isso existe?); a importância do apoio dos veículos de comunicação para a divulgação das artes como um serviço à comunidade; qual a opinião do que podemos fazer, qual o futuro das produções artísticas em meio ao caos econômico, ao lockdown e ao barramento de incentivos fiscais do governo? Como é o espaço dedicado à cultura nos periódicos e como é feita essa seleção do que é notícia? Qual a efetiva importância das artes nesse momento que estamos vivendo? Como provar a essencialidade das artes? Qual a impressão de como a comunidade em geral enxerga as artes?  E claro, queremos saber quem é o Roger, sua rotina, sua trajetória, o que o fez seguir o caminho da informação das artes. Certamente será um papo que nos trará muitos ensinamentos. 

Não perde, nessa quinta-feira, 11/03, às 20h, no instagram @tatielibuenooficial

E já prepara a agenda para as próximas datas:

18/03 – Shana Müller – cantora, apresentadora do Galpão Crioulo da RBSTV, uma das grandes representantes das mulheres no tradicionalismo.

25/03 – Luciano Maia - acordeonista e compositor, vai nos contar sobre sua trajetória e a sólida carreira conquistada em seus 20 anos de estrada.

O Tatiéli Convida do mês de março acontece todas as quintas-feiras, às 20 horas, pelo instagram @tatielibuenooficial.

Serviço

O quê: Tatiéli Convida Roger Lerina
Quando: 11/03/2021 - Quinta-feira
Hora: 20 horas
Onde: Instagram - @tatielibuenooficial
Informações: 54 99707.1313

Essa é uma iniciativa independente. Para contribuir espontaneamente com a artista e assim amenizar os impactos financeiros decorrentes do isolamento social é só acessar o link https://apptuts.bio/tatieli-bueno

Acompanhe, siga nas redes sociais e saiba mais sobre a cantora Tatiéli Bueno:

Site: www.tatielibueno.com.br
Fanpage: tatielibuenooficial
Instagram: @tatielibuenooficial
YouTube: tatielicantora
Contato: (54) 99707-1313
E-mail: contato@tatielibueno.com.br

 Saiba mais sobre nosso convidado, Roger Lerina

Jornalista e crítico de cinema, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Foi vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) entre 2008 e 2010 e presidente de 2010 a 2012.

Integrou o conselho artístico da 4ª Noite dos Museus (2019), em Porto Alegre, e repetirá a função na edição de 2020 do evento. Integrou a comissão de seleção das atrações musicais da 3ª Virada Sustentável (2018) e da 4ª Virada Sustentável (2019), em Porto Alegre. Foi parecerista dos editais de incentivo à produção audiovisual da Oi Futuro entre 2012 e 2014. Integrou o Júri Oficial da competição de curtas-metragens nacionais do 36º Festival de Cinema de Gramado, em 2008, e o Júri da Crítica do 39º Festival de Cinema de Gramado, em 2011. Integrou o Júri da Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) do 13º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, em 2010, e do Festival do Rio 2011.

Participou do júri da seção gaúcha do concurso nacional de documentários DOCTV IV, em 2008. Foi corroteirista das atividades oficiais do 43º Festival de Cinema de Gramado (2015), repetindo a função na 45ª edição (2017) e na 46ª edição (2018) do festival. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa (artes, cultura e entretenimento), publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora.

Neste período, também atuou como repórter cultural do caderno de variedades de ZH. Apresentou o "Programa do Roger" na TVCOM entre 2011 e 2015. Em janeiro de 2007, ganhou o Prêmio Joaquim Felizardo, na categoria Jornal, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. É autor dos livros "Mauro Soares – A Luz no Protagonista" (2015), volume da coleção Gaúchos em Cena, publicada pelo festival Porto Alegre Em Cena, "Ayrton Patineti dos Anjos: Lembranças, Sons e Delírios de um Produtor Musical" (Algo Mais Editora, 2018), biografia escrita em parceria com o jornalista Márcio Pinheiro, "Escola Projeto 30 Anos: Livro, Música e Arte Fazendo Parte" (Editora Projeto, 2018) e "Paulo Flores – Um Teatro com Pedra nas Veias" (2019), volume da coleção Gaúchos em Cena, publicada pelo festival Porto Alegre Em Cena. Participou com textos críticos das coletâneas "Os Filmes que Sonhamos: Coleção Lume Filmes Vol. 1" (Lume Filmes, 2011), "100 Melhores Filmes Brasileiros" (Abraccine/Letramento/Canal Brasil, 2016), "Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais" (Abraccine/Letramento/Canal Brasil, 2017) e "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (Abraccine/ABCA/Letramento/Canal Brasil, 2018). Editou pela Artes e Ofícios Editora, entre outros títulos, a coletânea de textos "Cinema – Um Zapping de Lumière a Tarantino" (1995), de Luiz Carlos Merten, crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo. Roteirizou os quatro episódios da série de documentários para a televisão Sul sem Fronteiras (2000), sobre aspectos da cultura e da história gaúchas, produzida pela Zeppelin Produções e veiculada nacionalmente pela rede TVE. Foi corroteirista da minissérie Tá no Sangue – Os Fagundes, veiculada pela RBS TV em 2016. Foi curador da Mostra de Longas-Metragens do 10º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2018) e do 11º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2019). Atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador dos projetos Meu Filme Favorito e

Adaptação: Entre a Literatura e o Cinema, ambos no Instituto Ling.

Sobre o projeto Tatiéli Convida 2021

Bate-papo, essa é a ideia central do Tatiéli Convida. O projeto teve início em 31 de março de 2020 para transpor a pandemia, o isolamento social e manter o contato. Surgiu para dar espaço a outras vozes, mostrando para o público a capacidade da arte em envolver diversos profissionais que contribuem para o sucesso de um artista ao trabalhar suas necessidades tanto no lado pessoal quanto na manutenção do seu ofício. As lives, transmitidas pelo instagram da cantora tornaram-se um meio para esclarecer dúvidas, falar de curiosidades, perceber novos caminhos para a profissão, debater sobre os novos rumos do setor, possibilitar debates, conhecer a trajetória de outros artistas e de profissionais de outras áreas que no final formam uma grande conexão. Foram 66 entrevistas com a abordagem de 48 temas.

Com um bate-papo descontraído entre Tatiéli Bueno e seus convidados, o instagram @tatielibuenooficial ingressa 2021 com uma segunda temporada de novas conexões, novos temas, novos convidados, sempre buscando o fomento de ideias que gerem possibilidades e oportunidades.