sexta-feira, 19 de março de 2021

Sala Jazz Geraldo Flach celebra parceria com Ágora Teatro de São Paulo e anuncia a programação que já começa nesta semana

Em tempos difíceis como o que estamos vivenciando, uma das formas de nos mantermos emocionalmente saudáveis é o consumo das artes e o usufruto das boas sensações que nos propiciam. Pois, pensando em ampliar as possibilidades de acesso e informação ao que está acontecendo no cenário cultural, a Sala Jazz Geraldo Flach celebra uma parceria com o Ágora Teatro de São Paulo. Agora o público da Sala e a comunidade em geral poderá ter em mãos a programação também deste mecanismo cultural que é o Ágora. Cultura em dose dupla na sua sala, Teatro e Música em performances on-line e transmissão ao vivo.

Esperamos que possamos ter em breve atividades presenciais, mas enquanto isso não é possível, propomos nos valer das oportunidades que temos de nos transmutar e aproveitemos dessas possibilidades. O mundo virtual ganha o brilho, a cor, a emoção da arte e a arte ganha um mundo sem fronteiras. O que acontece na sua região ou no mundo pode estar ao seu alcance. E, para celebrar o intercâmbio de espetáculos, a partir desta sexta-feira, 19.03, tem programação no Ágora, acompanhe:

O Quê: O Grande Inquisidor - Teatro Virtual com Celso Frateschi – Curta Temporada
Datas: 19 e 20.03 – sexta e sábado
Hora: 21 horas
Ingressos a partir de R$ 22,50
https://www.sympla.com.br/produtor/o-grande-inquisidor-com-celso-frateschi

Sobre o espetáculo

O Grande Inquisidor - Teatro Virtual - Fomos mais uma vez despertados pelo Grande Inquisidor, de Fiódor Dostoievski.

A situação que vivemos evoca insistentemente as questões humanas essenciais desse pequeno capítulo dos Irmãos Karamazov.

Os limites impostos pela pandemia, nos instiga a reinventar o ato teatral já tantas vezes já reinventado. O desafio agora é monumental. Desde os primeiros espetáculos realizados em linguagem virtual no início da quarentena, percebemos que não se tratava apenas de transmitir uma peça por uma mídia diferente para se atingir uma relação teatral.

Os limites e as possibilidades dessa nova realidade da pandemia e da situação do nosso país, nos propõe, talvez nos exija, uma nova forma teatral e é isso que nos propomos buscar.

A escolha de O Grande Inquisidor como primeiro passo dessa pesquisa, deu-se de maneira natural pela estrutura da peça e pela contundência atual das provocações propostas por Dostoievski.

Formamos uma equipe mista com pessoas de cinema e de teatro e criamos um decálogo para nos guiar nessa busca.

Decálogo

  1. Como no teatro, (théatron, o lugar de onde se assiste), o espectador mantém sua hierarquia na concreção da narrativa.
  2. O espetáculo acontece em tempo real.
  3. Olho no olho. A câmera, além do registro da imagem, é um personagem ativo da narrativa.
  4. A sala virtual é aberta antes do início do espetáculo para os espectadores se reconhecerem e eventualmente interagirem entre si.
  5. Uma das câmeras acompanha a preparação do ator.
  6. Durante o espetáculo permanece apenas a câmera do cenário.
  7. No final, as câmeras dos espectadores são reabertas para que se possa conversar sobre o espetáculo e dar continuidade à assembleia teatral.
  8. O cenário deve ser concebido para potencializar a narrativa do teatro virtual.
  9. O dramaturgo e o ator permanecem como condutores da narrativa, juntamente com a câmera que se coloca como um personagem a mais.
  10. Não é cinema. Não é vídeo. Não é teatro. É teatro e é virtual.

Todas as apresentações serão seguidas de debate entre o Celso e uma personalidade convidada.   

Debatedores

19.03 - Simony dos Anjos 
20.03 - Walquiria Leão do Rego 
26.03 - Bianca Santana 
27.03 - Edson Passetti   

Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp (51) 9 9940 0608.

Siga a Sala Jazz Geraldo Flach nas redes sociais e fique sempre por dentro de tudo que acontece.
Instagram:
@salajazz_geraldoflach
Fanpage: @SalaJazzGeraldoFlach
YouTube: Sala Jazz Geraldo Flach

Ágora Teatro

Fundado em 1999 por Celso Frateschi, Sylvia Moreira e Roberto Lage em São Paulo, o Ágora, com sede própria no bairro do Bixiga, caracteriza-se não apenas pela produção e apresentação de montagens, mas também por organizar ciclos de debates, seminários, pesquisas, leituras e promover a publicação de obras que documentam esses encontros.

Sala Jazz Geraldo Flach:

Cultivamos a alegre arte da convivência entre amigos. A Sala Jazz Geraldo Flach surgiu motivada principalmente pela paixão pela boa música, a valorização da música instrumental, autoral e dos talentos locais à internacionais.

A Sala é, em síntese, um espaço (atualmente virtual) dedicado para o encontro entre músicos e amantes de música.