sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Festas de fim de ano, veja as recomendações do CDC, órgão de saúde americano

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças divulgou uma série de recomendações para as festas deste fim de ano

Todos os presentes na festa devem usar máscaras e lavar as mãos antes e após a refeição

Depois de um ano difícil e cheio de privações como foi 2020, reencontrar a família nas festas de fim de ano e matar as saudades daqueles que há tempo não vemos parece algo quase inevitável. Mas será que é seguro fazer essas reuniões? Quantas pessoas podemos convidar? Que tipo de cuidados devemos tomar? O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, divulgou este mês um guia com orientações para as festas de fim de ano.

O manual recomenda que as famílias evitem viagens e comemorações com pessoas de outras residências. Segundo o órgão, quanto mais gente na festa, maiores as chances de transmissão do coronavírus. Para reduzir as formas de contágio, deve-se optar por espaços ao ar livre, orientar os presentes para manter distanciamento uns dos outros e atentar para o horário de término – nada da festa entrar madrugada adentro.

Sobre a ceia, a orientação é para que o acesso ao local onde será preparada a comida seja limitado e somente um pessoa manuseie e sirva a comida para todos. Lavar as mãos antes e após a refeição também é necessário. O documento ressalta que a epidemia da Covid-19 ainda não está sob controle e é preciso tomar cuidado para que as reuniões familiares não levem a um aumento de casos da doença. Segundo o órgão, o objetivo é complementar – e não substituir – quaisquer leis, regras e regulamentos nacionais, estaduais ou locais de saúde e segurança. Veja a seguir as principais orientações para as festas de fim de ano de acordo com o CDC.

Sobre o número de pessoas nas festas - Comemorar virtualmente ou com membros de própria casa (que estão constantemente tomando medidas para reduzir a propagação de Covid-19) apresenta menor risco de propagação. Isso inclui qualquer pessoa que atualmente more e compartilhe espaços comuns. Pessoas que atualmente não moram com você apresentam vários níveis de risco.

Os organizadores e participantes de eventos maiores devem considerar o risco de disseminação do vírus com base no número de participantes do evento e tomar medidas para reduzir a possibilidade de infecção.

Fatores que favorecem o risco de contágio da Covid-19

Níveis elevados de Covid-19 no local: A família e os amigos devem considerar o número de casos Covid-19 em sua comunidade ou na comunidade onde planejam comemorar.

Exposição durante a viagem: Aeroportos, transporte público, postos de gasolina e paradas de descanso podem ser lugares de exposição ao vírus pelos viajantes.

Local da reunião: Reuniões internas, especialmente aquelas com pouca ventilação representam mais risco do que reuniões ao ar livre.

Duração da reunião: Reuniões que duram mais representam mais risco do que reuniões mais curtas. Estar a menos de 2 metros de alguém que tem COVID-19 por um total cumulativo de 15 minutos ou mais aumenta muito o risco de adoecer e requer uma quarentena de 14 dias.

Número e aglomeração de pessoas na reunião: Reuniões com mais pessoas representam mais risco do que reuniões com menos pessoas. O tamanho de uma reunião deve ser determinado com base na capacidade dos participantes de diferentes famílias de ficarem separados, usar máscaras, lavar as mãos e seguir as leis estaduais ou locais de saúde e segurança.

Comportamentos dos participantes antes do encontro: Indivíduos que não aderiram de forma consistente ao distanciamento social, uso de máscara, lavagem das mãos e outros comportamentos de prevenção representam mais risco do que aqueles que praticaram consistentemente essas medidas de segurança.

Comportamentos dos participantes durante a reunião: Reuniões com mais medidas de segurança em vigor, como uso de máscara, distanciamento social e lavagem das mãos, representam menos risco do que reuniões onde menos ou nenhuma medida preventiva está sendo implementada. O uso de álcool ou drogas pode alterar o julgamento e tornar mais difícil a prática das medidas de segurança Covid-19.

As seguintes pessoas não devem comparecer aos encontros: Pessoas com suspeitas, sintomas ou diagnosticadas com Covid-19, pessoas com maior risco de doenças graves e idosos.

Ceia

Os cuidados no preparo e na apreciação:

  • O responsável pelo preparo e por servir a comida deve usar uma máscara.
  • Todos os participantes devem ter cuidado ao guardar suas máscaras enquanto comem e bebem. Mantenha em um saco seco e respirável (como um saco de papel ou tecido de malha) para evitar a contaminação entre os usos.
  • Limite as pessoas que entram e saem das áreas onde os alimentos estão sendo preparados ou manuseados.
  • Peça a uma pessoa que esteja usando uma máscara para servir toda a comida, para que várias pessoas não manuseiem os talheres.
  • Certifique-se de que todos lavem as mãos com água e sabão antes e depois de preparar, servir e comer alimentos e depois de retirar o lixo.
  • Use desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool se não houver água e sabão disponíveis.
  • Ofereça latas de lixo sem toque para que os hóspedes joguem fora facilmente os alimentos.
  • Lave os pratos na máquina de lavar louça ou com água quente com sabão imediatamente após a coleta.

Por: Norah Lapertosa | Fonte: Canguru News