sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Aposentados do INSS se preparam para Natal sem o 13º salário


Foto: Andrew Khoroshavin/Pixabay 

O Natal dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai ser com menos dinheiro no bolso neste ano. Isso porque o pagamento do 13° salário foi feito no primeiro semestre e agora os beneficiários ficaram sem grana extra no fim do ano.

Para enfrentar a crise provocada pela pandemia da covid-19, o governo federal resolveu antecipar o benefício. Assim, a primeira parcela foi paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio e a segunda parte entre 25 de maio e 5 de junho.

Para tentar reduzir o impacto da falta do salário extra, esteve em tramitação no Congresso Nacional um projeto que previa o pagamento de um 14° salário para quem recebe até três salários mínimos. Este abono valeria apenas para este ano.

De acordo com o FDR, uma das justificativas para este pagamento seria que com a antecipação do 13º, muitas famílias terão dificuldades com os gastos extras de fim e início de ano, como IPTU, IPVA, matrícula escolar e férias.

No entanto, para ser aprovado, as votações no Senado Federal e na Câmara dos Deputados teriam que ocorrer em novembro. Mas como o projeto ainda nem foi analisado, as chances são mínimas.

É importante destacar que a partir do ano que vem a primeira parcela do 13° dos beneficiários do INSS será paga em agosto e a segunda em novembro. Nos últimos anos esse calendário já estava sendo seguido, mas dependia de autorização de um decreto presidencial. Com decreto publicado em julho, a autorização não será mais necessária e os beneficiários receberão o salário extra em agosto e novembro.

Fonte: Istoé Dinheiro