terça-feira, 3 de novembro de 2020

Pix começa a funcionar em fase de testes

Sistema de pagamentos instantâneos iniciou funcionamento restrito nesta última terça-feira, 3 de novembro

Foto: Getty Images

O Pix começou a funcionar, ainda que de forma limitada. Ao longo de duas semanas, alguns clientes de bancos e fintechs homologadas pelo Banco Central poderão utilizar todas as funções do sistema de pagamentos instantâneos, incluindo liquidação imediata e transações via QR Code.

No entanto, haverá uma restrição de horário, uma vez que o funcionamento 24 horas por dia só será liberado no lançamento para o público em geral, marcado para o dia 16 de novembro. A novidade promete ser uma alternativa aos TEDs e DOCs, soluções usadas para transferências bancárias. Entenda, a seguir, como vai funcionar o Pix nessa fase.

Como funciona o Pix?

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central considerado uma evolução ao TED e DOC. Quem deseja receber transferências pelo Pix pode cadastrar e-mail, número de celular ou CPF (chave Pix) para informar ao pagador. Além disso, será possível utilizar um identificador numérico único ou os tradicionais dados de agência e conta, no caso do cliente de banco comercial.

A solução visa oferecer transações mais rápidas e baratas do que os meios convencionais, com o adicional de disponibilidade mais ampla e sem horário específico de funcionamento. Consumidores e empresas poderão enviar ou receber dinheiro entre si durante 24 horas por dia com liquidação em até 10 segundos – na prática, o dinheiro “cai na hora”, ao contrário do DOC e do TED.

Por: Paulo Alves | Fonte: Tech Tudo