TRE-RS garante segurança e destaca voto consciente

“Tudo o que se falar a respeito de eleições no sentido de esclarecer e informar estará se fazendo pela democracia.” 


Presidente do TRE, André Villarinho

Assim o desembargador André Villarinho, presidente do TRE-RS,  definiu o trabalho de estimulação ao debate e divulgação de informações sobre as eleições.  

Presidente e representantes do TRE-RS debatem questões eleitorais em evento da OAB/RS

Organizado pela Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, o evento “Eleições 2020 – Questões eleitorais nos últimos 15 dias de campanha” contou com a participação do TRE gaúcho entre outras instituições

Segundo ele, as eleições municipais já trazem uma complexidade e dificuldades em sua essência, graças à relação eleitor e candidato. Em tempos atípicos, “a pandemia do coronavírus desafia a todos os setores a se adaptar para enfrentar a situação”, revela o magistrado, destacando que o TRE, com cerca de 700 servidores estará trabalhando juntamente com juízes eleitorais, todos irmanados no propósito de realizar as eleições 2020.

 Villarinho falou sobre a segurança contra o coronavírus no pleito: "O Tribunal Regional Eleitoral está se preparando com o primeiro propósito de garantir a segurança do eleitor, segurança do mesário, segurança de todos os atores que estarão presentes no dia das eleições", declarou. “Posso garantir que o TRE está preparado e já tem material para distribuição farta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e de procedimentos para, em cumprimento aos protocolos das autoridades sanitárias, garantir a segurança do eleitor”, completou.

Fake News

 A respeito da proliferação de fakenews, o presidente do TRE considerou muito importante a conscientização e o discernimento da população sobre as informações recebidas  para repassar somente o que tiver certeza da procedência e veracidade. Já sobre segurança nas urnas, ele lembrou que há 24 anos elas têm participação efetiva nas eleições e jamais foi constatada uma violação sequer na urna eleitoral. “Não obstante, a cada eleição se discute a segurança das urnas e também instalamos a comissão de votação, paralela, para que haja total transparência. O eleitor precisa ter certeza de que seu voto foi contabilizado.”Sobre o voto consciente, o desembargador Villarinho afirmou se tratar de um tema da democracia: "O eleitor tem que ter consciência que o candidato votado é o seu representante, é como se ele (eleitor) quem estivesse no parlamento ou no executivo", finalizou.