“Quem é você, Calabrês?” Resgate da história de famílias italianas em POA

Projeto busca resgatar fatos marcantes e fotos de época, além de conceder um certificado aos familiares

Descendentes querem resgatar memória de imigrantes vindos da região da Calábria, na Itália | Foto: divulgação

O Centro Calabrese do Rio Grande do Sul quer contar e chancelar a saga dos “Calabreses Pioneiros”, imigrantes italianos naturais da cidade de MoranoCalabro,que chegaram a Porto Alegre para refazer suas vidas, erguer “lavouros”, constituir família e dar origem a um legado. Oprojeto intitulado “Quem é você, Calabrês?” tem início com a identificação das primeiras famílias que aqui em nosso Estado chegaram, registro de fotos de época, relato de vivências, e entrega de certificados e homenagens.  A cada ano “Quem é você, Calabrês?” será atualizado, na proporção de que outras famílias forem identificadas e integradas ao projeto.

 “O evento pretende resgatar e fomentar o orgulho pelo gesto de bravura dos pioneiros e inspirar seus descendentes. Resultado de um trabalho de resgate e identificação, o “Quem é você, Calabres?” entregará, como menção honrosa, um certificado aos familiares dos primeiros migrantes vindos da península itálica para se radicar no sul do Brasil entre o final do século XIX e o início do século XX”, comenta emocionado o presidente do Centro Calabres/RS, Jose Antonio Celia.

“A alma italiana será contada em verso e prosa às gerações futuras. É a essência de uma vida que se perpetua em forma de tradição. Quem conhece o passado, entende o presente e planeja o futuro.Esteja conosco”,  convida o presidente do Centro Calabrese, José Antônio Celia.Além da premiação, um e-book está sendo organizado e será disponibilizado nas plataformas digitais da instituição etambém em canal no YouTube.No Rio Grande do Sul residem mais de 25 mil calabreses, entre migrantes e descendentes. O número chega a superar a população da própria cidade calabresa, que atualmente tem uma população de cerca de cinco mil habitantes.Aqueles que souberem informações ou conhecimento sobre os calabreses pioneiros no sul do país, podem entrar em contatoatravés das redes sociais do Centro.

Serviço
Jornalista Cris Fortte
(51) 9 9115 2090/ 3231-0242
zupbrasil@gmail.com

Voltar para a edição #173