Os pets na primavera

Tomando os cuidados necessários você e o seu animalzinho poderão aproveitar muito bem. Basta se atentar aos detalhes que muitas vezes deixamos passar. Veja dicas de como se preparar para a nova estação

Cuidado com o banho. Tem que ser sempre com água morna | Fotos: banco de imagens

A chegada da primavera também traz com ela os dias de sol, flores, muitas cores e cheiros. Porem, não é apenas a beleza que a estação promove, com ela também vem um aumento significativo de temperatura e chuvas mais frequentes. Nesta época, devem ser tomadas uma série de cuidados com os pets, que podem acabar sofrendo com estas mudanças.

Veja algumas dicas de como tornar a estação mais agradável para o seu amigo:

Vacinação - Como as chuvas aumentando a incidência de casos de leptospirose – doença que infecta animais domésticos e selvagens (inclusive o homem) e está associada ao contato com água, solo ou alimentos contaminados pela urina de animais portadores por isso tenha certeza e certifique-se que a vacinação de seus pet está em dia.

Parasitas - Agora no calor as pulgas começam a se proliferar rapidamente. Produtos para sua prevenção devem ser aplicados seguindo orientação do veterinário, bem como o uso de shampoo e sabonete Anti-pulgas. Não esqueça de uma boa limpeza em casa como forma de prevenção.

Passeios - A atenção também deve ser estender aos passeios, pois como está muito quente não é recomendado passear com o seu animalzinho em horários inapropriados; além de queimar as patinhas ele pode se desidratar, jamais esqueça de levar água para ele beber e em casa deixe varias vasilhas em diferentes pontos.

Banhos e Tosa - No caso dos banhos, nada de água quente. Use água morna ou fria. Não deixe os pelos com emaranhados ou nós. Mantenha a pelagem sempre saudável e com a tosa em dia. Animais de raças peludas, como o Poodle ou Cocker Spaniel, devem fazer uma tosa parcial para amenizar os efeitos do calor.

Alimentação - Na hora da alimentação, nada de porções grandes de ração, uma vez que o calor costuma tirar o apetite dos animais. Opte por colocar as refeições em menor quantidade duas vezes por dia e de preferência pela manhã e à noite. Isso também vai evitar sobras que acabam atraindo parasitas.

Jardins - Donos que possuem jardins em casa devem redobrar a atenção, porque o ambiente oferece muitos atrativos para alguns animais, principalmente filhotes. Algumas flores são consideradas tóxicas. Os adubos industrializados ou orgânicos também são extremamente tóxicos, e não podem ser ingeridos pelos animais. Por fim, animais como aranhas, abelhas, sapos, rãs, formigas, algumas lagartas e mesmo cobras e escorpiões são comuns nestes espaços, e o animalzinho pode se machucar ao passar por eles ou até mesmo querer brincar. Acompanhe o comportamento do seu animal, notando algo diferente, leve o seu cãozinho ao veterinário.

Automóvel - Nos passeios de carro, não descuide da ventilação. Durante o passeio deixe o ar condicionado ligado e nunca deixe seu animal dentro do carro em dias de calor.

São cuidados simples e que deixarão você e seu amigo tranquilos para aproveitar a primavera!


Previna seu gato de doenças típicas da estação

Serviço: Elo Animal - Saúde & Bem-estar
Fone: (51) 3519-6305
contato@eloanimal.com.br

Voltar para a edição #173