Novos relógios digitais de rua entram em operação

Desativados desde 2015 os equipamentos contam com tecnologia avançada

Av. Independência, na esquinas da Ramiro Barcelos e próximo a 24 de outubro

Já são 15 relógios instalados em diversos pontos de Porto Alegre, entre eles o que fica na Avenida Independência, esquina com a Ramiro Barcelos (na foto).  O sistema consideradodos mais moderno do país começou a operarainda em agosto. Serão 168 relógios até 2022. Além da marcação de hora e temperatura, eles apresentam conectividade gratuita por meio de wi-fi, medidores de radiação e painel de mensagens. Também são os únicos com câmeras de alta definição e tecnologia capazes de fazer o reconhecimento das placas de veículos para complementar o cercamento eletrônico da cidade. A instalação dos novos relógios é um investimento 100% privado, sem qualquer custo aos cofres públicos, e faz parte do primeiro acordo de concessão de mobiliário urbano concluído pela gestão.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, o cronograma de instalação dos relógios segue o estabelecido no contrato. Osequipamentos serão instalados em pontos de grande visibilidade, e serão, no mínimo, cinco relógios por mês. “A conclusão total dos 168 relógios será realizada em até 24 meses. Os critérios adotados a partir de um estudo realizado pela concessionária para criação dos relógios obedecem às regras nacionais de acessibilidade, permitindo a facilidade de circulação em seu entorno, sendo instalados em diversos pontos da cidade que possuem licenciamento ambiental”, explica.

Segundo a prefeitura a partir de um modelo de concessão foi possível concluir o processo licitatório para que uma empresa privada fizesse a instalação e manutenção dos relógios de rua. A ClearChannel é uma das maiores empresas de mídia out of home do mundo, foi a vencedora do certame licitatório e será a concessionária responsável pelos serviços nos próximos 20 anos. 

Voltar para a edição #173