Florence: os cuidados na alimentação de idosos

O trabalho da nutrição na Florence Hotelaria vai desde a construção do cardápio mensal até o atendimento individual e personalizado dos idosos lá hospedados

Paula Barbosa Corrêa é responsável pela nutrição | Fotos: divulgação

O idoso tem uma tendência à desnutrição, por diversos motivos, desde as atividades diárias e metabolismo, até mudanças de olfato e paladar que interferem na forma como se alimentam.  Para a nutricionista da Florence Hotelaria,localizada no bairro Auxiliadora, Paula Barbosa Corrêa, deve-se suprir estas necessidades, principalmente para aqueles que ainda conseguem se alimentar via oral, “adaptando texturas, incentivando a mastigação e usando o mais bonito da nutrição: as cores e as memórias afetivas que envolvem o comer”, lembra. Conforme Paula toda equipe se envolve nesse processo, com paciência e dedicação para manter ativos e autônomos todos os idosos possíveis. “No atendimento individual, conseguimos fazer uma avaliação corporal, com pesagem e circunferências, para se ter um acompanhamento de ganho de peso e evoluções de cada um deles. Temos um questionário inicial para também adaptar o que for necessário na alimentação, respeitando a cultura, preferências e particularidades”, explica a profissional.


“No momento da pesagem conseguimos avaliar e fazer um acompanhamento de cada um de nossos pacientes”

Atendimento diferenciado

Para os idosos que necessitam de uma alimentação diferente, por sonda ou gastrostomia, devido a doenças específicas, ou por orientação médica, a nutrição entra no processo novamente contribuindo para adaptação dessa alimentação, com volumes, horários e suplementações proteicas. “Tudo é feito sempre respeitando muito o indivíduo e incluindo nesse contexto todos os familiares envolvidos diretamente, indo desde a compra de dietas enterais, até ajustes e explicações.

“Nas minhas visitas, direciono a conversa para o idoso, fazendo uma escuta ativa e entendendo suas necessidades daquele momento, ouvindo sua história e tentando resgatar o lado bom do comer. Para Paula é necessário sempre incentivar o autocuidado e explicar a importância da alimentação e hidratação para a saúde e qualidade de vida. “Todos elogiam muito a cozinha. Nossa cozinheira vale ouro. Estásempre disposta a adaptar o que for preciso para o conforto dos idosos”, diz ela. Paula Correa explica que “estas pessoas  sempre tem muita história para contar, eu ensino e aprendo ao mesmo tempo. É muito gratificante essa troca. Tenho muito orgulho de fazer parte do time Florence Hotelaria Assistida”, conclui.

A profissional

Paula Barbosa Corrêa, Nutricionista CRN2 9592, é especialista n agestão em alimentação e nutrição, saúde da família e em comportamento alimentar. A profissional atende adultos e idosos. Mais informações pelo instagram@pedepranutriou peloemail:  paula@pedepranutri.com.br

Voltar para a edição #173