Festival Calabrês une arte, cultura e história de duas pátrias em um só coração

Conterrâneos da região da Calábria, na Itália, estiveram em Porto Alegre participando do evento


Grupo se reuniu na frente da Igreja Pompéia, na rua Barros Cassal

Por Cristina Forte

Olhando as fotos ao lado bate uma saudade e cresce no peito a vontade de poder reviver cada instante do 1º Festival Calabrês realizado, há um ano, aqui no Rio Grande do Sul, pelo Centro Calabrese/RS.

Cada atividade foi especial ao seu modo. Começamos pela chegada dos nossos queridos conterrâneos à Porto Alegre, entre eles integrantes do grupo L’Allegra Ribalta que encenou a belíssima peça Sogno di una Notte di Mezza Sbornia. Um verdadeiro sucesso da arte, manifestada no idioma italiano, apreciada no português.

Celebramos as relações entre a Calábria, região da Itália, e a Capital gaúcha em uma noite cultural na Câmara de Vereadores, seguida de um belo jantar na churrascaria Galpão Crioulo. Uma confraternização inesquecível.

Não podemos deixar de lembrar a caminhada pelo centro histórico de Porto Alegre, na Cidade Baixa e no Menino Deus. Um grupo expressivo de calabreses, vestindo a camiseta azul do Festival e com o peito estufado de alegria, visitou locais que marcaram a história da cultura imigrante na cidade. Turismo de história e emoção.


Uma parada no Centro, em frente ao Mercado Público

Homenagem

E como não falar da homenagem a Maria Di Gesu? Em uma noite de exposição na Câmara de Vereadores a artista recebeu, pelas mãos do Cônsul-Geral Roberto Bortoto, o título de Stella della Solidarietá d’Italia.

Em comemoração alusiva ao Gemellaggio, 37 anos de irmanamento entre Porto Alegre e Morano Calabro, relembramos a importância do resgate, preservação e valorização da cultura, dos costumes, da memória, história e valores dos imigrantes que colonizaram nosso Estado.


Momento especial na Câmara de Vereadores de POA

Esses foram alguns dos momentos vivenciados no Festival, que serviu de semente para outros eventos que já estão desenhados, esperando apenas passar a pandemia para se tornarem outras belas iniciativas que oportunizam cultura, desenvolvimento e geração de trabalho e renda em nossa cidade.

“O turismo é uma fabulosa cadeia positiva para gerar postos de trabalho e prosperidade”, destacou a presidência do Centro Calabrese/ RS.