Faixas exclusivas priorizam transporte coletivo

Novas faixas azuis nos bairros Auxiliadora e Moinhos de Vento


Novo espaço na Azenha. Faixas organizam o trânsito na capital | Foto: César Lopes/PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o início da operação da faixa exclusiva da Azenha e da sinalização do próximo trecho, nos bairros Auxiliadora e Moinhos de Vento, para a priorização do transporte coletivo de Porto Alegre. A medida vai ampliar para 35.750 metros de faixas azuis, de uso exclusivo do transporte público nos horários de pico, que, junto aos 56,3 quilômetros de corredores de ônibus, contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens na Capital.

No sentido Centro-bairro da avenida Azenha, entrou em operação dia 23, o novo traçado de 750 metros desde a praça Piratini até os cruzamentos da praça Princesa Isabel com a av. Oscar Pereira. A implantação prioriza o deslocamento de 49 linhas de ônibus e lotação em uma região de comércio com intensa circulação de pedestres e usuários do transporte coletivo. Para garantir mais segurança na circulação,

todas as travessias de pedestres foram reorganizadas, com inclusão de acessibilidade e mais sete novas faixas de segurança, sendo três semaforizadas. Uma nova programação semafórica e o redesenho da sinalização, com utilização do urbanismo tático, valorizam os espaços para os cidadãos.

No bairro Auxiliadora, um trajeto de 2.400 metros está em implantação na av. Plínio Brasil Milano, sentido bairro-Centro, a partir da esquina da rua Carlos von Koseritz, com início de operação previsto para novembro. A faixa exclusiva segue por toda a rua 24 de Outubro, no Moinhos de Vento, até a Praça Júlio de Castilhos, próximo à rua Ramiro Barcelos, e vai agilizar o deslocamento de 17 linhas de ônibus e lotação. A entrega vai resultar em 16.950 metros de trechos de faixas exclusivas implantados em 2020, que representam 108% do total implantado desde 1977 até 2016 (15.700 m).

Uma ciclovia unidirecional de 1.400 metros será contemplada desde o início do trecho até o Parque Moinhos de Vento. Os usuários poderão fazer seus deslocamentos com segurança através da ligação com a malha cicloviária da av. Goethe, das ruas Vasco da Gama, Mariante e Silva Só até chegar à av. Ipiranga, para acessar as universidades (UFRGS e PUCRS) ou a Orla do Guaíba.

Os projetos possuem o conceito de Ruas Completas, que busca soluções de desenho urbano para oferecer uma experiência mais segura e democrática para todos. Através do redesenho da sinalização horizontal, com demarcação de ilhas por meio de urbanismo tático e redução da distância na transposição das vias, é possível priorizar os usuários da mobilidade ativa ao valorizar a segurança e reduzir a acidentalidade nos trechos. A redivisão das faixas de rodagem, sem redução de capacidade de veículos, também contribui para tornar mais eficiente o uso do espaço urbano.

Sobre as Faixas

O trecho demarcado com a faixa azul contínua poderá ser usado somente pelos coletivos, seletivos ou táxis entre 6h e 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira. Fora do horário de pico, estará disponível para os demais veículos. A EPTC informa que é permitido acessar a faixa exclusiva do ônibus para realizar uma conversão na quadra seguinte ou para acesso a garagens e estabelecimentos, desde que devidamente sinalizado com o uso de seta (pisca-pisca), como em toda e qualquer mudança de faixa.

Os locais terão um período de acompanhamento e orientação aos motoristas. Haverá reforço nas ações educativas, com a presença de agentes de fiscalização de trânsito para instruir sobre o uso adequado do espaço.