Eleições Proporcionais - candidatos a vereador disputam 36 vagas no legislativo municipal

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Porto Alegre contabilizava 834 candidaturas deferidas (isto é, com pedido de registro confirmado pela Justiça), na disputa pelas 36 vagas da Câmara de Vereadores, até o dia 6 de novembro. Há, ainda, uma candidatura com julgamento pendente e 16 indeferidas, mas com recurso sob análise.Ao todo, 27 partidos terão representantes no pleito. O PDT e o PP, com 55 candidatos cada (6,31% do total), são os partidos com mais postulantes a uma vaga no executivo e no legislativo municipal. Em seguida vem o PSDB (54 candidatos, 6,19%), o Solidariedade e o PSL (53 candidatos, 6,08%) e o Republicanos e o MDB (52 candidatos, 5,96%). O PCO lançou apenas uma chapa para a prefeitura, com prefeito e vice, sem nomes para a Câmara de Vereadores. Já o PSTU lançou, além dos candidatos ao executivo, dois postulantes a vereador, e o Podemos, que apoia José Fortunati na coligação Porto Alegre Somos Todos Nós, lançou quatro candidatos ao legislativo.

Perfil dos candidatos

Somando todos os candidatos, mais de 2/3 são do sexo masculino e menos de 1/3, do feminino. São 587 homens (67,3%) e 285 mulheres (32,7%). Apenas uma candidata a vereadora usou o nome social e se autodeclarou mulher.  A maioria dos homens está na faixa etária dos 45 a 49 anos (16,7%). Já entre as mulheres, a idade mais recorrente é dos 50 aos 54 anos (15,44%).  O candidato mais jovem é um homem de 19 anos. Entre os mais velhos, um candidato de 80 anos.

O que faz um vereador?

Conhecer as atribuições e verdadeiras funções do vereador é fundamental não apenas aos que almejam ocupar esses cargos, mas principalmente para os eleitores. Cada vereador é representante de uma parcela da população, mas seu trabalho deve ser dirigido para toda a comunidade do município. Ele é, portanto, um representante político da população na esfera municipal.

 A origem remota da denominação "vereador" é verea, forma arcaica de vereda (caminho, estrada secundária), de onde surgiu o verbo verear, com o significado primitivo de "administrar as estradas e os caminhos". Pouco a pouco, os vereadores foram assumindo outras atividades ligadas ao bom funcionamento da comunidade. Assim, verear significa zelar pelo bem do Município. Um sinônimo de vereador é edil, vocábulo que tem origem no termo latino aedilis (funcionário encarregado dos prédios e outros serviços públicos numa cidade), de aedes (casa, habitação, prédio).

 O vereador possui mandato de quatro anos e é eleito diretamente pelo voto popular. Ele toma posse logo no primeiro dia do ano seguinte à eleição, quando se inicia seu mandato. No dia da posse, ele jura cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, desempenhar o mandato e trabalhar pelo progresso do Município e bem estar de seu povo.