Eleições Majoritárias - saiba quem são os candidatos a prefeito e vice no pleito da Capital gaúcha

COLIGAÇÃO PSDB/PSL  (45) - Nelson Marchezan Júnior (PSDB) - Gustavo Tânger Jardim (PSL)
Atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior foi eleito deutado estadual em 2006 e deputado federal por dois mandatos consecutivos, 2010 e 2014. Formado em Direito, ele é, atualmente, alvo de processo de impeachment e disputa a reeleição em chapa com novo vice, o advogado Gustavo Tânger Jardim (PSL).

PSOL (50) - Fernanda Melchionna (PSOL) - Márcio Chagas (PSOL)
A deputada federal Fernanda Melchionna é a escolhida pelo PSOL para disputar a Prefeitura de Porto Alegre. Formada em em biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernanda foi a mulher mais bem votada do estado em 2018 e atuou como vereadora da capital gaúcha durante dez anos. Seu vice é o ex-árbitro de futebol Márcio Chagas (PSOL).

COLIGAÇÃO PP/AVANTE (11) - Gustavo Paim (PP) - Carmen Santos (Avante)
Atual vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim foi eleito em 2016 na chapa do hoje adversário Nelson Marchezan Júnior. Advogado, professor universitário, especialista em gestão pública e doutor em Direito, Paim tem como vice a professora Carmen Santos (Avante).

REPUBLICANOS (10) - João Derly (Republicanos) - Fernando Soares (Republicanos)
O ex-judoca e medalhista do Pan de 2007, João Derly, é o escolhido pelo Republicanos para a disputa municipal. Foi vereador em 2012, deputado federal em 2014 e secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul entre 2018 e 2020. Seu vice é o delegado Fernando Soares (Republicanos).

COLIGAÇÃO PDT/PSB (12) - Juliana Brizola (PDT) - Maria Luiza Loose (PSB)
Escolhida pelo PDT, Juliana Brizola é deputada estadual, formada em Direito e mestre em Ciências Criminais. Neta do ex-governador Leonel Brizola, já ocupou os cargos de deputada estadual e vereadora da capital gaúcha. Nas eleições de 2016, disputou o segundo turno como vice-prefeita na chapa de Sebastião Melo (MDB). Sua vice é a professora Maria Luiza Loose (PSB).

PSTU (16) - Julio Flores (PSTU) - Vera Rosane de Oliveira (PSTU)
O candidato escolhido pelo PSTU é Julio Flores. Presidente estadual do partido e professor de matemática nas redes estadual e municipal de Porto Alegre, ele concorre à prefeitura com a servidora aposentada Vera Rosane de Oliveira (PSTU) como vice.

PCO (29) - Luiz Delvair (PCO) - DelaineKalikosky (PCO)
Trabalhador dos Correios, Luiz Delvair é o candidato do PCO para prefeito de Porto Alegre. Em 2018, concorreu ao Senado pelo partido. Sua vice é DelaineKalikosky (PCO).

COLIGAÇÃO PCdoB/PT (65) - Manuela D'Ávila (PCdoB) - Miguel Rossetto (PT)
Manuela D'Ávila foi vereadora, deputada estadual, deputada federal e candidata a vice-presidente da República em 2018. Jornalista, ela encabeça a chapa que concorre à prefeitura ao lado do vice, o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e sociólogo Miguel Rossetto (PT).

PV (43) - Montserrat Martins (PV) - Alda Miller (PV)
O escolhido pelo PV para a disputa na capital gaúcha é Montserrat Martins. Médico e escritor, ele concorreu ao governo do Rio Grande do Sul pelo partido em 2010. Sua vice é Alda Miller (PV).

PROS (90) - Rodrigo Maroni (PROS) - Edelberto Mendonça (PROS)
Deputado estadual eleito em 2018 e ex-vereador de Porto Alegre, Rodrigo Maroni é o candidato do Pros em 2020. Para o cargo de vice-prefeito, o escolhido é o auditor e ex-diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Edelberto Mendonça (PROS).

COLIGAÇÃO MDB/DEM (15) - Sebastião Melo (MDB) - Ricardo Gomes (DEM)
Deputado estadual, ex-vereador e advogado, Sebastião Melo foi vice-prefeito na gestão de José Fortunati. Nas eleições municipais de 2016, concorreu à prefeitura, conquistando 39,5% dos votos no segundo turno. Seu vice é o vereador Ricardo Gomes (DEM).

PSD (55) - Valter Nagelstein (PSD) - Delegado Diogo (PSD)
O candidato escolhido pelo PSD é o vereador Valter Nagelstein. Advogado, ele está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de Porto Alegre. S eu vice na chapa é o Delegado Diogo (PSD).