CIPEX Higienópolis faz venda de livros “Recém Amados”

Iniciativa se baseia em uma experiência europeia e possibilita economia para os pais

Elisandra e Monica (à esquerda). Abaixo, mais uma família do Dhoms feliz | Fotos: divulgação

Uma ação iniciada em 2016 e baseada em uma experiência na Suíça, norte do continente europeu foi implantada pelo CIPEX Higienópolis, através da sua diretora Monica O’Day. A escola de idiomas localizada na rua Cel Camisão, fundos do Colégio Pastor Dohms, tem uma parte de seus alunos também como estudantes da instituição vizinha.  “Tivemos essa ideia de trazer um modelo que vi na Europa onde as pessoas realizam uma espécie de feira e usam como moeda a troca”. Conforme explica Monicauma vez por ano as pessoas da comunidade reúnem-se e trazem suas “coisas” para vender. Desde jogos, roupa, produtos de esporte, qualquer produto que não querem mais. “O vendedor coloca uma etiqueta no produto, com o numero dele de vendedor, nome e o preço que ele quer. Quando a compra é feita o caixa fica com aquela etiqueta e assim encaminha a venda e o pagamento, a organização disso tudo fica com uma porcentagem”, explica Monica. A pessoa que vai comprar tira a etiqueta, dá no caixa e eles organizam a sequÊncia do negócio. A pessoa não precisa fazer a venda a comunidade organiza e tira uma porcentagem do que foi vendido para a gestão do processo. “É simples e o resultado excelente”,comemora. 

Os “Recém Amados”

Baseado nessa experiência a diretora do Cipex resolveu iniciar processo semelhante com livros do Pastor Dohms. “Hoje chegamos a 200 famílias vendedoras. A venda começa em dezembro e vai até março de cada ano. Aceitamos livros que serão usados pelos alunos em 2021. Este já é o 5º ano que trabalhamos esse modelo.Muitos pais vem trazer os livros do ano passado e saem com os desse ano. Temos lista de espera por livros que não chegaram ainda. De acordo com Monica o sistema funciona como uma consignação. “Em tempos de pandemia adotamos um sistema de higienização apropriada e todos são entregues em perfeitas condições de uso. Cada ano tem mais livros. Com uma média de 10 por vendedor no ultimo ano a venda total ultrapassou 1,5 mil exemplares. “É um conceito diferente e uma boa forma de reciclar algo que pode gerar uma economia no investimento que é a educação dos filhos”, observa. Caso os pais queira doar livros a escola repassa também para outras unidades do Dohms além de fazer doações para igrejas e instituições de comunidades carentes. 

Depoimento

Com um filho de 11 anos no 6º ano do Pastor Dohms Zona Norte, a empresária Elisandra Nara Pereira acredita ser esta uma experiência super válida. “Tem a ver com a valorização da moeda que seria a de troca”. Elisandra que é proprietária da Caminhos de Pedra 9, que comercializa acessórios femininos personalizados com pedras naturais, em locais itinerantes como no espaço do próprio colégio,  acredita na sustentabilidade dessa proposta, a partir da reutilização dos livros e a integração que este sistema gera. “Já fiz a venda de três exemplares do 5º ano e comprei livros de literatura deste ano que ele está. Foi a primeira vez, e farei sempre que possível”, garante ela. 

Como funciona

Interessados das unidades do colégio Pastor Dohms da capital entram em contato com o CIPEX informam os livros que tem disponíveis para venda e/ou os que desejam adquirir. Conforme o estoque ou a disponibilidade os livros ficam consignados e se vendidos terão repasse do valor correspondente.

Serviço

O CIPEX Higienópolis fica na rua Rua Cel. Camisão, 100 fundos do Colégio Pastor Dohms, no Bairro Higienópolis.
Fone - (51) 4061.1150
Whatsappp - (51) 9296.9556