Perdas auditivas - Causas, tratamento e a Covid-19

Especialistas estão preocupados com os efeitos colaterais de alguns medicamentos como a cloroquina.

A audição é um dos sentidos mais complexos do corpo humano. É responsável pela localização, comunicação e tem a função de auxiliar no equilíbrio corporal. Uma deficiência nessas funções ou no processamento dos sons até o cérebro é chamada de deficiênciaauditivae éclassificada por grau e tipo, o que interfere nas dificuldades e no tratamento.Dentre os fatores que ocasionam perda auditiva, os mais comuns são doença ou infecção, uso de medicamentos, fatores genéticos e hereditários e lesões cerebrais.A exposição frequente a ruídos e barulhos muito altos e o envelhecimento das células responsáveis pela audiçãosão os maiores causadores de deficiência auditiva. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 17% da população possui algum tipo de deficiência auditiva. As consequências de uma perda auditiva não tratada são graves e, muitas vezes, progressivas e irreversíveis, como aumento de dificuldades de atividades cerebrais como memorizar algo, se concentrar em situações, maior dificuldade e cansaço em atividades que necessitem atenção. Problemas sociais, emocionais, psicológicos e físicos se agravam com o não tratamento e podem trazer consequências mais graves no futuro.

A Covid-19

Segundo especialistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, alguns pacientes estão enfrentando problemas de audição e outros têm experimentado uma espécie de "zumbido prolongado", após vencer a COVID-19. O professor de audiologia Kevin Munro, líder do tema de saúde auditiva do BRH Manchester BRC disse que “Nós já sabemos que vírus como sarampo, caxumba e meningite podem causar perda auditiva e o coronavírus pode danificar os nervos que transportam informações para o cérebro. É possível, em teoria, que a covid-19 possa causar problemas em partes do sistema auditivo, incluindo a orelha média ou a cóclea".
Outra grande preocupação para os especialistas da audiologia é sobre o uso do medicamento cloroquina e seus efeitos colaterais. Alguns antibióticos têm efeito tóxico para a audição. São os chamados ototóxicos. Os mais conhecidos são os antibióticos gentamicina, eritromicina e neomicina. Medicamentos utilizados na quimioterapia durante o tratamento de câncer também podem ser prejudiciais para a saúde auditiva.Isso acontece porque a alta concentração de substâncias tóxicas presentes nesses medicamentos pode comprometer as células do ouvido interno. Quando essas células são danificadas, elas não se regeneram. Quando isso ocorre, há perda auditiva.

Segundo OMS 17% da população possui algum tipo de deficiência auditiva.

Sintomas

Se você responder SIM a uma ou mais dessas perguntas, é provável que você tenha perda auditiva.

  • Você acha que as pessoas ao seu redor falam muito baixo?
  • Você acha que conversas em ambientes com muitas pessoas são difíceis de entender?
  • Você costuma aumentar o volume da TV, rádio ou telefone?
  • Os amigos e familiares precisam repetir o que dizem para lhe ajudar?
  • Você precisa olhar para o rosto das pessoas para entender o que estão dizendo?
  • Você percebeu que alguns sons que costumava ouvir, simplesmente sumiram?
  • Percebe algum apito ou chiado nos ouvidos?

Exame e tratamento

A audiometria é o teste que caracteriza a perda auditiva e sugere o melhor tratamento. Em caso de necessidade, será indicada a utilização de aparelhos auditivos no tratamento. Os aparelhos não curam a deficiência, mas amplificam e qualificam os sons para tornar mais confortável e fácil a audição.Pesquisas mostram que o tratamento precoce ajuda a melhorar habilidades cognitivas, melhorar a qualidade de vida e reduzir o isolamento social.Se você identificou-se com o texto, entre em contato com um fonoaudiólogo e agende uma avaliação auditiva e tire suas dúvidas.


Voltar para a edição 172.
Ou clique logo abaixo para voltar à capa do Blog.