Por que fazer exercícios na quarentena?

Profissional destaca a importância da atividade física.

Para quem é da área da saúde, certamente, sintetizaria esta resposta em uma frase: para manter a sua saúde física e mental. Sem dúvida, ser submetido a uma quarentena em função da Covid- 19, como estamos sendo obrigados, mesmo que parcialmente, não está sendo fácil. Só de imaginar que todos nós podemos ser contagiados ou acometidos por este vírus, já nos deixa tensos e preocupados por se tratar de um problema muito sério, que ainda vai longe. O que fazer então? A melhor maneira sempre, nesses casos, é a de conhecer melhor o problema ou o que agrava a situação, bem como saber quais são as melhores alternativas para evitá-lo. Sabemos que, em um sistema imunológico enfraquecido, o corpo não consegue ter uma resposta igual à de uma pessoa saudável. Pelo que se tem noticiado nas principais mídias e pelas manifestações de autoridades médicas sobre essa pandemia as pessoas com maior risco são os idosos, pelo fato de geralmente já terem alguns fatores de risco, as pessoas com doenças preexistentes, como cardiopatias e diabetes, os fumantes, os obesos e hipertensos. Para esses problemas a atividade física bem orientada e ajustada à necessidade de cada problema e de cada pessoa é muito importante na melhora da sua condição física e imunológica.

A prática de exercícios, de três a quatro vezes por semana, variando de meia hora a uma hora por sessão, feitos com continuidade, irá gerar um resultado surpreendente e diminuirá significativamente os fatores de risco. Além dos problemas dos fatores de risco que as pessoas já possuem, como a situação de um maior confinamento em casa por opção, por necessidade ou por “home office”, temos agora também o acréscimo de outros problemas como o nível de stress, dores de coluna, dores de joelho, aumento do peso e do percentual de gordura e a redução da performance física. Diante desses fatos, fazer exercícios durante a quarentena torna-se “quase uma obrigação” para quem quer passar por este período sem problemas ou mesmo que venha a tê-lo que seja de uma forma mais branda. Encontrar programas de exercícios nas mídias eletrônicas hoje é muito fácil, pois existem muitos. No entanto, a minha sugestão é a de que sigam as orientações e aulas da sua academia, para quem já frequentava; ou então procure uma que seja idônea e tenha profissionais qualificados para seguir os seus programas.

Lembrete

 A atividade física realizada de duas a quatro vezes por semana, entre trinta minutos e uma hora, orientada por um profissional de Educação Física com continuidade, aumenta significativamente a sua imunidade, a sua saúde, a qualidade de vida e a performance física.

Por: Dionio Kotz - Educador Físico e proprietário da Academia Mudança 

Voltar para a edição 172.
Ou clique logo abaixo para voltar à capa do Blog.