Imunidade e prevenção de doenças


Há muito tempo, e aí se vão séculos, a milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC) já dominava teoria e prática da imunologia. Na consagrada obra O Livro das Perguntas Simples, quando o Imperador Amarelo indaga sobre as doenças epidêmicas sazonais, seu conselheiro-chefe, Qi Bo, responde que para se defender contra doenças, deve-se sempre manter abundante a energia saudável, e os males não invadirão. O diálogo mostra claramente que a MTC considera a "energia saudável" como o maior segredo para evitar doenças.

Uma das principais características da Medicina Chinesa é o holismo -o corpo humano como um todo orgânico. As correlações entre os órgãos e tecidos, assim como o ser humano e o ambiente, são organizadas em ordens específicas, que dão origem a um equilíbrio mútuo entre cada função fisiológica. Essa estabilidade e harmonia são a raiz da defesa das doenças e da manutenção da saúde. Qualquer distúrbio neste equilíbrio causará desequilíbrio. Isto é, que quando o sistema imunológico funciona normalmente, a saúde pode ser mantida; caso contrário, a desarmonia "entra em cena", dando origem à doença.

Quando a energia saudável está bem armazenada dentro do corpo, nenhum mal pode causar interferência. Sempre que os males se acumulam internamente, uma deficiência de energia saudável deve estar presente. Manter o yin e o yang em equilíbrio é fator essencial para a vida. Retomar a harmonia yin e yang é o objetivo primeiro da Medicina Tradicional Chinesa.

A MTC se concentra em mobilizar nosso próprio poder de cura inato; a maioria de seus remédios fitoterápicos funciona em todo o ser, não apenas em sistemas específicos. Seu poder de cura está muito além do nível físico; eles também podem trabalhar no nível de qi (energia vital) que nos fortalece. Portanto, procurar cuidar da saúde quando se está doente. É como construir um poço quando se está com sede.

健康与深层和平
Jiànkāngyǔshēncénghépíng
(saúde e paz)

Por: Dr. Antonio Debortoli - Doutor em Medicina Naturopática (EUA) - Medicina Tradicional Chinesa (MTC) - (51) 98928.1273 - Rua 24 de Outubro, 1312 – conjunto 301 - POA - Brasil

Voltar para a edição 172.
Ou clique logo abaixo para voltar à capa do Blog.