Os cuidados com idosos e o dia a dia numa hospedagem assistida

Terapeuta ocupacional da Florence Hotelaria Assistida fala sobre atividades diárias e o respeito a quem já viveu boa parte da vida 


Logo que chega n Florence Hotelaria Assistida, no bairro Auxiliadora, Renata Avancini Trois, já percebe pescoços esticados e sorrisos esboçados em boa parte dos idosos. “Vou um por um convidando e somente vai para o grupo aqueles que aceitam e desejam participar”, lembra a profissional.Para Renata, que é filha de um casal de idosos, Sylvia( 83), e José Carlos(88), o atendimento a pessoas com idades avançadas deve sempre respeitar seus limites e seus desejos. “As relações que estabelecemos com as atividades variam para cada um deles.Não é um guia ou manual, não podemos prescrever atividade como se fossem todos iguais”.Segundo a terapeuta cadaindividuo tem suahistória de vida e é a partir daí que se resgataestes momentos para realização do trabalho.

Renata e uma das atividades propostas para cada idoso (mais acima).

Momentos de conversa

“Muitas vezes precisamos vários momentos de conversa para conseguirmos puxar um fio que irá fazer a costura do passado com o presente, valorizando sempre a autonomia da decisão do idoso. Respeitar a vontade do idoso é um grande desafio, pois as pessoas ficam ansiosas de vê-los “sem fazer nada”, e muitos dizem: ‘me deixa quieta, trabalhei a minha vida toda”, mas aceita estar junto, ouvindo e conversando, interagindo e isto também é uma atividade, está socializando, conectando neurônios, estimulando. O terapeuta ocupacional é o profissional da saúde habilitado para trabalhar para que as pessoas tenham autonomia e independência nas atividades da vida diária (sono, higiene pessoal, alimentação, lazer) e nas atividades da vida pratica (uso dos aparelhos eletrônicos, domésticos, transporte, manuseio do dinheiro, organização da casa, rotina, trabalho), com intervenções individuais ou em grupo. “Nossa intervenção também é no contexto onde as pessoas estão inseridas, seja na casa, no trabalho, na escola, ou outro local”, conclui.

Intervenções individuais ou em grupo fazem parte da rotina do terapeuta ocupacional.

Renata Avancini Trois, CREFITO 5-4700TO, é especialista em Saúde Mental e trabalha há 22 anos com crianças e adolescentes autistas e idosos. Moradora do bairro Floresta há 17 anos.

Voltar para a edição 172.
Ou clique logo abaixo para voltar à capa do Blog.