Trincheira da Cristóvão Colombo será entregue em novembro

Fechada desde o final de abril a última etapa da obra está sendo concluída.

Alargamento de ruas e muros de arrimo estão entre as ações que estão sendo feitas na trincheira.

A trincheira que tinha sido liberada provisoriamente em março de 2019 teve bloqueio no dia 30 de abril para conclusão de 10 por cento restantes da obra. Segundo o titular da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim)Marcelo Gazen, a conclusão dos trabalhos será em novembro, antes do prazo inicial previsto.Além de serviços de acabamento, recuperação de placas de concreto no interior da passagem e instalação das barreiras de proteção new jerseys no interior da estrutura, calçadas de prédios e alargamento de ruas no entorno estãosendo executadas.“Os serviços que ocorrem agora fazem parte do escopo da obra. Além do que será feito dentro da estrutura, para a conclusão restam a pavimentação na alça de acesso Sul-bairro, os muros de arrimo, o alargamento entre as ruas Honório Silveira Dias e Luzitana, a rede de drenagem, as calçadas no lado bairro, a implantação do piso tátil, implantação de sinalização definitiva e reparos finais”, destaca o secretário, Marcelo Gazen.

Obra quando entregue vai novamente melhorar fluxo de transito nos dois sentidos.

Trânsito

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o impacto no trânsito neste momento em que a população cumpre medidas de contenção ao Covid-19 é menor do que em períodos de normalidade, porque o movimento de veículos na cidade está abaixo da média.

Os desvios que hoje estão instalados são:

  • O motorista que se desloca pela Av. Cristóvão Colombo, no sentido bairro – Centro, deve dobrar à direita na Rua Portugal, acessar à esquerda na rua Gen. Couto de Magalhães e depois deve utilizar a rua Felicíssimo de Azevedo para retornar à Cristóvão.
  • Já no sentido Centro - bairro, o motorista é direcionado para Rua Felicíssimo de Azevedo, depois rua Marquês do Pombal, até retornar para Cristóvão pela Rua Luzitana.
  • A sinaleira do cruzamento da Rua Luzitana com a avenida Cristóvão está desligada. Além disso, três das quatro alças da Cristóvão ficam liberadas. A alça da Dom Pedro, sentido Sul - Norte, será bloqueada no acesso à Cristóvão. 

Acesso a direita pela Dom Pedro II está sendo refeito.

O que já foi feito

A ordem de início da etapa final da obra foi assinada no dia 4 de março. Após a licitação, foi definido o consórcio DDS (Dobil e DW Engenharia) para executar os cerca de 10% que faltam para a conclusão da obra. O investimento para finalizá-la é de quase R$ 2,5 milhõese a estimativa de conclusão é para novembro. Já foram executados o esgoto cloacal e pluvial, a pavimentação dos desvios, as intervenções na vegetação, as alças de acesso no lado Centro, a passagem inferior e superior, a implantação de redes de água, a iluminação pública e a sinalização viária parcial.

Voltar para a edição 172.
Ou clique logo abaixo para voltar à capa do Blog.