sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Para que serve o Pix: 5 exemplos de como ele pode simplificar pagamentos

Pagar compras online na hora - e outras facilidades do Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central

Foto: Free-Photos/Pixabay 

O Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central, será lançado em novembro no Brasil. Todas as instituições com mais de 500 mil clientes deverão, obrigatoriamente, oferecê-lo como opção aos seus clientes.

A grande diferença do Pix para os outros meios que já existem (TED, DOC e boleto) é a rapidez e disponibilidade: ele permitirá que pagamentos sejam feitos 24 horas por dia, 7 dias na semana, e de forma instantânea – eles serão concluídos em 10 segundos.

Vale dizer que o Pix também vai ser oferecido no próprio aplicativo ou site da sua instituição financeira – não será necessário baixar um novo aplicativo, por exemplo.

Abaixo, veja algumas situações do dia a dia que ficarão mais fáceis com a chegada do Pix.

Pagamento instantâneo de compras online

Hoje, quem faz uma compra online e quer usar o saldo disponível em conta para pagar normalmente escolhe o boleto como meio de pagamento. Esse pagamento pode ser feito somente em dias úteis e leva até três dias úteis para ser processado – isso significa que, caso o pagamento seja feito num final de semana, por exemplo, os três dias úteis necessários para que ele seja processado começam a contar somente no dia útil seguinte ao final de semana.

Isso atrasa e muito o andamento de uma compra online, já que a separação do pedido acontece depois que o pagamento é aprovado.

Com o Pix, esse pagamento pode ser feito a qualquer dia da semana, em qualquer horário e é concluído em dez segundos. 

Menos saques

Hoje, 60% dos brasileiros ainda usam dinheiro físico (cédulas e moedas), apesar da disponibilidade de meios cada vez mais digitais. Com o Pix, fica mais fácil fazer pagamentos, compras e lidar com questões financeiras sem ter dinheiro vivo na carteira – você poderá pagar apenas ao ler o QR Code de uma loja, por exemplo.

O dinheiro usado é aquele disponível no saldo da sua conta, mas de forma totalmente digital.

Conta de luz paga na hora

O Pix poderá ser usado para fazer o pagamento da conta de luz de sua residência. Uma grande vantagem disso é a conclusão instantânea desse pagamento, de até dez segundos. 

Hoje, os estabelecimentos e residências cuja energia está condicionada à verificação do pagamento podem ter sua luz cortada quando não fazem o pagamento e, quando isso acontece, ficam de 24 a 48 horas sem energia – tempo necessário para que o pagamento, via TED, seja concluído. Com o Pix, isso será instantâneo, mesmo em feriados e finais de semana.

Transferências que caem na hora

Estabelecimentos, pequenos empreendedores, pessoas jurídicas e até trabalhadores informais que usarem o Pix para receber pagamentos terão esses valores na conta de forma instantânea. 

Normalmente, pode levar até três dias úteis para que pagamentos feitos por boleto sejam creditados. Com o Pix, isso deixa de acontecer: assim como as transferências, os pagamentos são completados em até dez segundos.

Não precisar anotar dados bancários das pessoas

Se hoje é necessário ter em mãos todos os dados bancários de uma pessoa para fazer uma transferência, com o Pix isso não é mais obrigatório. É possível fazer transferência com número de conta, CPF e nome completo pelo Pix mas, quem quiser, pode  usar apenas uma chave Pix para fazer o pagamento – ela pode ser o CPF, telefone celular, e-mail ou chave aleatória, que será compartilhada em formato de QR Code. 

No caso desse último tipo, é só fotografar o código com a câmera do seu celular, informar o valor e pronto, a transferência foi feita.

Fonte: Blog Nubank